top of page
Foto do escritorMarçal Andreoli

Pensamento de Nível Superior!


Sempre me pergunto se há um melhor momento para compartilhar informações, conhecimento e porque não pensamentos, e o que me vem a mente é :

  • As pessoas estão atentas e receptivas às informações ?

  • A informação , a ideia ou o pensamento é relevante e oportuno as pessoas?

  • Aos expressar os pensamentos, as pessoas tem interesse ou não de saber ou até mesmo querer entender as informações?

Independentemente do pensamento, ideia ou até mesmo um texto retirado de um livro qualquer é a intenção porque caberá a cada um tirar o melhor proveito ! Do livro Neurociência para Lideres há um pensamento que achei digno de compartilhar :


"O pensamento de nível superior ocorre quando nos engajamos em pensamentos mais abstratos e criativos ou simplesmente ao considerarmos o quadro geral de uma situação. Esse jeito de pensar, mais conceitual, tem relação com perguntas do tipo "por quê" e é o oposto exato do pensamento de nível inferior, mais norteado por perguntas do tipo "o quê" e "como". Experimentos descobriram que o pensamento superior ajuda o cérebro a ter melhor desempenho em testes de força de von- tade do que o pensamento de nível inferior. Embora essa descoberta científica possa ter efeitos práticos profundos na gestão e na liderança, ela é largamente ignorada nas empresas. Organizações modernas parecem obcecadas com implementação e vitórias rápidas. "Fazer" é, de longe, preferível a "pensar", já que mudanças rápidas de mercado demandam reações rápidas das empresas. Isso deixa pouco espaço para que os líderes se engajem em pensamento conceitual e contemplações abstratas de verdade. Mesmo quando esse tipo de pensamento é exercitado, trata-se de privilégio geralmente reservado a quem está mais acima na hierarquia, muitas vezes de maneira exclusiva para o ponto mais alto dela. Ao mesmo tempo, porém, as empresas exigem qe sua equipe de frente demonstre resiliência total e participe das batalhas diáriaso mercado volátil com autocontrole avançando e força de vontade exemplar. Contudo, isso só pode acontecer quando a equipe recebe, em todos os níveis, encorajamento para discutir abertamente o quadro geral da situação, quando é exposta a perguntas do tipo "por que" e está motivada para refletir sobre as causas das coisas. A meta é ajudar as pessoas a sintetizar o todo, em vez de focar nas partes do todo. Para conseguir fazer isso, precisamos reconhecer a contribuição do pensamento de nível superior para reter nossa potência cerebral. Ao facilitar esse processo, podemos melhorar decisões e ações baseadas na força de vontade da equipe, que exercitará mais autocontrole, alcançando objetivos com mais eficiência e eficácia. "

por Nikolas Dimitriadis Alexandros

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page