A pessoas geralmente usam os termos "mentor", "coach", e "conselheiro" como se fossem a mesma definição, mas esses papéis são diferentes e têm objetivos diferentes.
O mentor: é alguém que possui credenciais que comprovam suas experiências e especializações em um campo específico e fornece orientação ao indivíduo menos experiente, por exemplo: o mentor foi um diretor executivo por anos. Portanto, as suas orientações estarão voltadas a transferir o seu conhecimento a esta pessoa, fazendo-a refletir e colocar em prática todo o aprendizado.
O Coach: auxilia as pessoas a alcançarem metas com concentração em táticas bem determinadas. Geralmente, ele atua no âmbito do autodesenvolvimento e no plano profissional.
Como exemplo, um gerente de vendas que acredita não estar conduzindo seus subordinados de forma eficiente, o "coach" o capacitará com habilidades de liderança, traçando metas e objetivos claros para alcançar esse objetivo.
O Conselheiro de carreira, por sua vez, tem sua área de atuação em momentos como "coach" e, em outros, como "mentor". Isto é possível, porque , além de suas experiências e vivências, ele tem como principal ferramenta de trabalho, o Mapeamento Pessoal. Desta forma, através dessa ferramenta , é possível identificar as ameaças e os riscos que o indivíduo pode enfrentar em sua carreira profissional.
Como exemplo, se uma pessoa enfrenta uma dificuldade no trabalho e deseja compreender e modificar a situação, o conselheiro conduzirá este processo, ao passo que o Mapeamento Pessoal direcionará para melhor cumprirem o rumo traçado.
Comments